segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marseille

Após um pequeno break seguimos com a nossa programação normal! Gente, na semana passada estive na Provence e Côte d’Azur, então vou aproveitar que está tudo ainda fresquinho na cachola e fazer alguns posts na categoria “London Escapes”.

Como já falei, de Londres saem vôos baratinhos pra qualquer parte da Europa. Para conhecer o sul da França basta pegar um vôo da Rayanair com destino a Marseille ou alguma outra companhia com destino a Nice. A viagem dura em média 2 horas e o aeroporto de Marseille é melhor localizado para quem quer ir para a Provence, porém devo admitir que não vale a pena gastar muito tempo em Marseille.

Um passeio que todo mundo faz porque está nos guias como imperdível é o passeio de barco para conhecer os Calanques. Demorei para entender o que seriam os Calanques e até agora não sei se estou certa mas acho que são as paredes rochosas nas encostas da região com águas cristalinas do mar mediterrâneo. São 12 calanques ao todo, fizemos um passeio que visita apenas 6 deles mas não fez muito a minha cabeça. Existem várias companhias diferentes, o nosso passeio durou 2 horas mas o barco não parou para as pessoas darem um mergulho nessa água maravilhosa!  O que vale mesmo a pena é subir na Basílica Notre Dame de la Garde e tirar umas fotos da cidade, lá de cima a vista é de tirar o fôlego!! O interior da igreja também deve ser lindo, mas nós chegamos por volta das 18  horas e já estava fechado para visitas.

Os guias falam muito de um prato famoso da culinária regional chamado La Bouillabaisse. O prato é basicamente uma sopa de peixe brancos variados. Funciona assim, você toma o caldo do peixe com roille, um molho picante à base de maionese, pimenta malagueta e alho, e depois come os pedaços de peixe desossados com o resto do molho. Segundo a Wikipedia é “impossível ou pelo menos desajuízado visitar o sul da França e não provar o La Bouillabaisse” e assim o fiz, mas ainda fico com a nossa Moqueca baiana, muito mais saborosa!

A Basílica de Marseille e a vista lá de cima:

DSC00460  DSC00457 

 DSC00459

Uma foto dos Calanques:

DSCF4024

O La Bouillabaisse:

DSC00469

Dirigir em Marseille pode ser um pouco estressante, como em toda grande cidade quando não se conhece o caminho. Então o melhor é pegar o carro no dia seguinte quando for seguir para a Provence, assim você economiza uma diária e o estacionamento que fica entre 10 e 14 euros. A região é muito bem servida de trens e estações, por isso dá para fazer toda a viagem de trem também se não quiser dirigir.

Dica de hotel em Marseille: Recém inaugurado em Março de 2010, o Holiday inn Express Marseille St Charles fica em frente a estação Saint Charles, de onde saem os trens para Aix-en-Provence, Nice, Paris e o shuttle bus para o aeroporto.

Próxima parada … Aix-en-Provence!! Voilà.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails