sábado, 3 de abril de 2010

Easter in Sicily

Fim de semana prolongado, páscoa, me lembrei que no ano passado estávamos na Sicília! Então dando continuidade aos posts com o Tag “London Escapes” aqui vai mais um pra listinha!

A Sicília é uma ilha razoavelmente grande e se você tiver mais ou menos 10 dias disponíveis para a viagem e quiser dormir 1 ou 2 dias em cada cidade pra conhecer melhor, então vai ter que escolher entre a costa norte, a sul, ou o centro da ilha. Nós optamos por fazer a parte norte do litoral, aterrissamos em Palermo e decolamos de Catania, alugamos um carro e fizemos a costa sentido Oeste-Leste passando por Scopello, San Vito lo Capo, Palermo, Castellammare del Golfo, Cefalu, Taormina e Catania.

SICILIAMAP

Em Abril a temperatura máxima varia entre 17 e 23 graus e a mínima entre 8 e 14 graus. Clima ainda considerado frio pra aproveitar as belíssimas praias Sicilianas, porém a partir de Maio acho que a temperatura já sobe consideravelmente.

As duas cidades que mais gostei foram Taormina e Scopello. Scopello fica na costa oeste, do lado de San Vito Lo Capo e é uma vilazinha muito charmosa. Lá ficamos hospedados no La Tavernetta, a pousada tem um restaurante excelente. Ao lado de Scopello fica a Riserva dello Zingaro, que é uma reserva natural preservada belíssima. Dá para fazer altas caminhadas! Já Taormina fica do outro lado, na costa leste, ao pé do vulcão Etna. Andar de carro pela cidade é muito complicado,é aconselhavel deixar o carro em um dos bolsões de estacionamento mais abaixo e subir as ladeiras a pé. Uma boa dica de hotel é o Il Piccolo Giardino. O hotel tem um cheiro maravilhoso de flor de laranjeira, árvore típica da região, até comprei um “home spray” de flor de laranjeira lá, bato na casa e fica delicioso!

Riserva dello Zingaro beach  Riserva dello Zingaro2

Riserva dello Zingaro

Scopello2  Scopello

Scopello

Taormina City centre  Taormina Teatro Grego1

Taormina

Taormina Il Picollo Giardino Hotel  Il Piccolo Giardino Taormina

Il Piccolo Giardino Hotel - Taormina

Em Palermo nos hospedamos num Bed and Breakfast muito charmoso perto do Porto, chamado Allakala, onde o café era servido no quarto em uma bandeja de prata. Mas tenho que dizer, me desculpem os italianos mas não curti muito Palermo. Achei a cidade bem suja, mau preservada e com um trânsito caótico. Lá ninguém respeita sinal, pedestres e nem placas de trânsito, passam no sinal fechado, buzinam, xingam, não param em faixa de pedestres, estacionam em fila dupla ou em cima da calçada e dividem as estreitas ruas com motos, bicicletas e carroças. Catania segue o mesmo estilo, porém um pouco mais organizada, já que a cidade se beneficiou de um planejamento urbano considerável após sofrer com vários terremotos e erupções do vulcão Etna.

Palermo Port  Bed and Breakfast Palermo

Vista do Porto e Bed and Breakfast – Palermo

Taormina Easter Celebrations  Taormina Holly Week

Procissão no domingo de páscoa em Taormina

Baia de Castellammare del Golfo  San Vito lo Capo

Castellammare del Golfo e San Vito lo Capo

As estradas da Sicília são ótimas, pista dupla, muito bem conservadas e bem sinalizadas também, por isso acho que a melhor forma de ir conhecendo a ilha é de carro mesmo, e além disso você fica mais livre, sem horários pra cumprir.

Quando for tomar um vinho peça um “Nero d’Ávola” que é a uva da região. Se for vinho de sobremesa peça o Marsalla. A comida é divina, mas a beringela de lá é magnífica, assim como o tomate e o limão siciliano, então qualquer prato que leve esses ingredientes será uma delícia.

Uma diquinha que me passaram pra leitura é um romance novo chamado “Um Certo Verão na Sicília”, de Marlena de Blasi, ainda não li, mas acho que deve valer a pena porque me disseram que está sendo bem comentado aí no Brasil.

Não deu pra colocar tudo senão o post ficaria gigante, mas se tiverem alguma dúvida é só perguntar, se eu não souber a resposta pesquiso ok?

Happy Easter everyone!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails